vento solar

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pão de cebola (o famoso)





Adoro fazer pão, não faço mais por pura falta de tempo. Alguns vão perguntar: mas como é que um militar da reserva (aposentado para os civis), que não trabalha, não tem tempo? É a mais pura verdade. Até porque, para fazer pães, é necessário, no mínimo, 2 horas de trabalho, normalmente mais. É um trabalho paciente e gratificante. Existe coisa mais agradável do que o cheiro do pão quentinho saindo do forno? Outra coisa que me chama a atenção, todas as vezes, é o poder do fermento, a capacidade de transformar uma massa pesada em leve e aerada. Além disso, ela dobra de tamanho, sempre fico impressionado. Ah, essa receita foi adaptada de uma edição especial da Claudia Cozinha-pães e bolos, que está conosco desde 2002.
Ingredientes:
1 xícara de leite morno; 1 xícara de óleo; 1 colher de sopa de açúcar; 1 kg de farinha de trigo; 2 envelopes de fermento biológico seco; 3 ovos; 1 cebola grande cortada em quatro; 1 colher de sopa de sal; temperos secos a gosto (uso orégano, salsa, alho e cebola desidratados).
Modo de fazer:
Numa tigela, misturar duas xícaras de farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e os temperos secos. Bater no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e a cebola. Juntar, aos poucos, os ingredientes batidos no liquidificador à farinha, mexendo com uma colher até misturar bem. Acrescentar farinha de trigo sovando até obter uma massa que se desprenda das mãos. Deixar crescer em local aquecido, coberto com papel filme e pano de prato limpo. Enquanto isso, untar formas com óleo. Distribuir a massa crescida entre as formas. Pincelar com uma gema e 1 colher de chá de água misturadas. Se quiser, polvilhe com orégano, gergelim, etc. Deixar crescer novamente uns 20 minutos. Colocar em forno pré-aquecido 250° até dourar. Desenformar e deixar esfriar antes de servir.
Observações:
Usei formas descartáveis pequenas de bolo inglês, podem ser usadas formas maiores. O local aquecido pode ser o forno, que deve ser ligado por 5 minutos e desligado em seguida.

http://www.cozinhandocomrosleyejotta.com/2010_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário