vento solar

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quibe de abóbora



A foto, do celular, não faz jus à delícia que ficou este quibe (ou kibe?). Independentemente de você ser carnívoro ou vegetariano, deveria experimentar esta receita que foi retirada e adaptada do livro: "Cozinha do mundo - Síria e Líbano da Abril Coleções. 
Ingredientes:
Para a massa: 1 xícara (chá) de trigo para quibe; 500 gr de abóbora, sem casca, sem sementes e cortada em cubos; azeite a gosto; 2 dentes de alho picados; 1 cebola picada; sal a gosto; pimenta síria a gosto.
Para finalização: óleo para untar; 50 gr de manteiga gelada (não usamos e não fez falta)
Modo de fazer:
Deixe o trigo de molho em 1 xícara e meia de água bem quente por 15 minutos, em um recipiente tampado (usamos um prato) e coberto por um pano. Para esta quantidade de trigo, a princípio, não será necessário escorrer. Caso fique muito úmido, escorra num filtro de pano ou papel até ficar bem soltinho. Enquanto isso, refogue a cebola em duas colheres de sopa de óleo, acrescente o alho e, em seguida, a abóbora, deixe cozinhando até ficar macia. Depois do refogado pronto, amasse a abóbora e misture com o trigo, o sal e a pimenta até formar uma pasta homogênea. Se quiser, misture mais 1 cebola picadinha. Unte um refratário com óleo. Com as mãos molhadas, abra a massa e espalhe. Com uma faca, faça desenhos e espalhe um fio de azeite nos cortes. Leve ao forno médio pré-aquecido (210°C) por, aproximadamente, 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário